NOTICIAS DO FÓRUM SUAPE DE 19 A 25 DE AGOSTO DE 2013

20/08/2013 23:20

Noticias do Fórum Suape enviada para divulgação na Rádio Mulher. De segunda a sexta-feira das 8 as 9 horas, pela Rádio Comunitária Calheta FM 98,5 MHz (www.portalcalheta.com.br), do Cabo de Santo Agostinho.

NOTICIAS DO FÓRUM SUAPE DE 19 A 25 DE AGOSTO DE 2013

(segunda-feira a domingo)

 1) Como anunciado na semana anterior o fotógrafo João Roberto Ripper esteve entre nós percorrendo Engenho Algodoais, Tiriri, Engenho Boa Vista, Ilha de Tatuoca, entre outras áreas do entorno de Suape. Nestas andanças teve como guia o Ednaldo (Nal pescador) e o Sr. Edvaldo (presidente da Associação de Moradores do Engenho Algodoais). Um dos encontros mais marcantes destes dias todos foi à visita ao Sr. Luiz Abílio e sua companheira. Várias fotografias foram feitas que servirão para a exposição que será realizada em fins de outubro próximo.

2) Outro encontro anunciado aconteceu na Faculdade de Direito da UFPE com a profa. Liana (coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica e Popular, NAJUP, do Centro de Ciências Jurídicas). Estiveram presentes além da Profa. Liane, estudantes, Nivete, Heitor  e Katlyn (representando o Fórum). Inicialmente foram trocadas informações e discutidas possibilidades de parceria (que já esta ocorrendo na prática) para que efetivamente tenhamos um Núcleo de Apoio Jurídico que atenda a demanda dos afetados pelo Complexo de Suape. O assunto esta bem encaminhado e esperamos brevemente poder anunciar a concretização desta parceria.

3) Uma boa noticia para tod@s que fazem o Fórum Suape foi a aprovação do projeto“Estruturação legal do Fórum Suape e apoio jurídico aos afetados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape” pelo Fundo Socioambiental CASA, que vai proporcionar a estruturação de uma sala para servir de escritório para o Fórum Suape e ponto de apoio para o serviço de assessoria jurídica.

4) O encontro que ocorreu de membros do Fórum com o advogado Jose Roberto Cavalcanti a respeito da legalização do Fórum foi bem proveitoso. Várias dúvidas foram esclarecidas, o que nos leva a crer que caminhamos decisivamente para a efetiva aprovação do estatuto e escolha da coordenação do Fórum nas próximas semanas.

5) Do dia 28 a 31 de agosto viajam para Vitória –Espírito Santo, como representantes do Fórum Suape no Encontro da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), o Ednaldo pescador) e a Cássia (CMC). A eles desejamos uma boa viagem e excelente encontro, e que retornem com muitas novidades com relação às articulações que farão para tornar nossa luta contra as injustiças mais forte e mais conhecida.

6) Convidamos a todos os membros do Fórum Suape da próxima reunião geral para aprovação do estatuto e eleição e posse da coordenação, que ocorrerá em:

- Cabo de Santo Agostinho

   No dia 16 de setembro (segunda-feira), as 13:30 horas  no Centro das Mulheres do Cabo.

 - Recife

  No dia 18 de setembro (quarta-feira), as 8:30 horas na FASE.

 7) Para quem quiser conhecer e tornar membro do Fórum Suape-Espaço Socioambiental, veja o portal, www.forumsuape.ning.com

 

A AGB-Recife é parceira do Fórum Suape-Espaço Socioambiental.